sexta-feira, 11 de junho de 2010

Investidores

O que é Bovespa

As bolsas de valores são instituições administradoras de mercados. No Brasil a BM&FBOVESPA S/A - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros(BM&FBOVESPA) é a principal bolsa de valores, administrando o mercado de bolsa e balcão organizado. A BM&FBOVESPA também é responsável por administrar mercado de bolsa de derivativo e futuros.

As bolsas de valores também são centros de negociação de valores mobiliários, que utilizam sistemas eletrônicos de negociação para efetuar compra e venda desses valores.

Atualmente no Brasil, as bolsas são organizadas sob a forma por ações (S/A), reguladas e fiscalizadas pela CVM. Possuem ampla autonomia para exercer seu poderes auto-regulamentação sobre as corretoras de valores que nela operam. Todas as corretoras são registradas no Banco Central do Brasil e na CVM. São nas bolsas de valores que os investidores têm acesso aos sistemas de negociação para efetuarem suas transações de compra e venda desses valores, proporcionando um ambiente transparente e líquido, adequado à realização de negócios com valores mobiliários.

As companhias que têm ações negociadas nas bolsas são chamadas de companhias 'listadas'. Para ter ações nas bolsas, uma companhia deve ser aberta ou pública, esta última, não significa que pertença ao governo, mas que, o público em geral detém suas ações. A companhia deve, ainda, atender aos requisitos estabelecidos por Lei das S.A. (Lei nº 6.404 de 15 de dezembro de 1976) e pelas instruções da CVM, além de obedecer a uma série de normas e regras estabelecidas pelas próprias bolsas.

A BM&FBOVESPA foi criada em maio de 2008 com a integração entre a Bolsa de Mercadoria & Futuros (BM&F) e a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), tornando-se a maior bolsa de valores da América Latina, a segunda maior das Américas e a terceira maior do mundo. Nela, são negociadas títulos e valores mobiliários: ações de companhias abertas, títulos privados de renda fixa, derivativos agropecuários(commodities), derivativos financeiros, entre outros.


Qual a função das bolsas de valores?

Os mercados de capitais são mais eficientes em países onde existem bolsas de valores bem estruturadas, transparentes e líquidas. Para que isso ocorra, faz-se necessário que o país proporcione um ambiente livre e com regras claras, onde as bolsas de valores beneficiem todo os indivíduos da sociedade e não somente àqueles que detêm ações de companhias abertas.


Benefícios gerados pelas bolsas de valores para a economia e sociedade

Levantando capital para negócios: Neste aspecto, as bolsas de valores oferecem um excelente ambiente para as companhias levantarem capital para a expansão de suas atividades através de vendas de ações, e outros valores mobiliários, ao público investidor interessado. Mobilizando poupança e investimentos: Ao serem investidos poupanças de investidores individuais em ações de companhias abertas, há uma alocação mais racional dos recursos da economia, porque estes estarão sendo mobilizados e redirecionados para promover atividades que geram negócios, beneficiando vários setores da economia como a agricultura, comércio e indústria; resultando num crescimento mais forte e no aumento do nível de produtividade. Facilitando o crescimento das companhias: Para uma companhia, as aquisições e/ou fusões de outras empresas são vistas como oportunidades de expansão de linha de produtos, aumento dos canais de distribuição, aumento de sua participação no mercado, etc. Neste sentido, as bolsas de valores, servem de canal para que as companhias a utilizem para aumentar seus ativos e seu valor de mercado através da oferta de compra de ações de uma companhia pela outra. Este tipo de negociação aos serem feitas nas bolsas de valores, além da credibilidade, permite transparência e maior valorização da companhia, pois há uma melhor divulgação, interação dos agentes envolvidos: vendedores e compradores.
Redistribuição de renda: Permite que pessoas individualmente adquiram ações de companhias abertas, tornando-se sócias de negócios lucrativos. Desta forma, as bolsas de valores, estão ajudando a redistribuição de renda diminuindo as desigualdades do país, uma vez que, para o investidor - casuais ou profissionais - com o aumento das ações e distribuição de dividendos, obtenham oportunidades de compartilhar lucros nos negócios bem sucedidos feito pelos administradores da companhia.
Aprimoramento da governança corporativa: Devido as regras cada vez mais rígidas, seja pelos governos, seja pelas bolsas de valores, faz com que, as empresas trabalhem para a excelência administrativa. Deste modo, governança corporativa estão sendo cada vez mais aceitos e aprimorados.
Criado oportunidades para pequenos investidores: Permite que um pequeno investidor sem valores vultuosos, invistam em empresas de ações de capital aberto, tornando-se portanto, sócio minoritário, levando assim, a lucratividade à esses pequenos poupadores.
Atuando como termômetro da economia: As oscilações das ações depende amplamente das forças de mercados, refletindo ora retração, estabilidade ou crescimento. Em uma recessão, depressão ou crise financeira, poderá levar à quebra de mercados mundiais, principalmente hoje com a globalização da economia. Neste contexto, as bolsas de valores determinam um grande indicador da tendência da economia.
Ajudando no financiamento de projetos sociais: Os governos, Federal, Estadual, e Municipal, podem contar com as bolsas de valores, para emprestar dinheiro para a iniciativa privada, para financiamento de grandes projetos de infra-estrutura: estradas, portos, saneamento básico, entre outros. Como estes investimento requer valores vultuosos, os governos para levantarem recursos, utilizam-se da emissão de títulos públicos, para levantar recursos à inciativa privada, de maneira que a emissão de tais títulos elimina a necessidade (a curto prazo) dos governos sobretaxarem seus cidadãos. Assim, as bolsas de valores estão ajudando indiretamente no financiamento do desenvolvimento do país.


A História da BM&FBOVESPA

Criada em maio de 2008, após a integração entre a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) e a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA).


A BOVESPA

Fundada em 23 de agosto de 1890, por Emílio Pestana. Até as reformas do sistema financeiro e de mercado de capitais, implementados pelo governo no biênio 1965-1966, as bolsas de valores brasiliras, eram entidades oficiais corporativas, vinculadas às secretarias de finanças dos governos estaduais e compostos por corretores nomeados pelo poder público. Depois das reformas, as bolsas adquiriram característica institucional, que perdura até nossos dias, transformando-se em associações sem fins lucrativos, com automonia administrativa, financeira e patrimonial.
Hoje, a figura do corretor de fundos públicos, foi substituída pela da sociedade corretora, empresa constituída sob forma de sociedade por ações nominativas ou por cotas de responsabilidade limitada. Assim, a Bovespa, vem crescendo e se modernizando em sintonia com as novas tecnologias e tendências.
Até pouco tempo, era através dos famosos pregões que as negociações eram efetuadas, mas, desde 1997 todos os negócios com ações e opções são realizados através do sistema Mega Bolsa.

Em março de 1999, a Bovespa lançou o sistema Home Broker e interligado ao sistema Mega Bolsa , onde os investidores podem comprar e/ou vender ações e opções em suas casas via online, contribuindo para que os pequenos investidores aumentassem sua participação na bolsa de valores, uma tendência mundial.

Em 28 de agosto de 2007, a BOVESPA deixou de ser uma instituição sem fins lucrativos e se tornou uma sociedade por ações: A BOVESPA Holding S/A, possui como subsidiárias integrais a Bolsa de Valores de São Paulo(BVSP) - responsável pelas operações dos mercados de bolsa e de balcao organizado - e a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), que presta serviços de liquidação, compensação e custódia. Em março de 2008, a BOVESPA foi integrada à BM&F, formando assim, a BM&FBOVESPA S/A.


História da BM&F

Empresários paulistas ligados à exportação, ao comércio e à agricultura, criaram em 26 de outubro de 1917, a Bolsa de Mercadorias de São Paulo - A BMSP - sendo a primeira a introduzir a operação a termo; ela alcançou ao longo dos anos, rica tradição nas negociações de contratos agropecuários, particularmente café, boi gordo e algodão. Em julho de 1985, surge a Bolsa Mercantil & Futuros - a BM&F. Seus pregões começaram afuncionar em 31 de janeiro de 1986 e em pouco tempo, conquista posição invejável entre as principais commodities exchances
do mundo, negociando contratos futuros, de opções, a termo e a vista, referenciados em índices de ações, ouro, taxas de juros e taxas de câmbio.

Em 9 de maio de 1991, a BM&F e a BMSP se fundem, aliando a tradição ao dinamismo, surgindo então, a Bolsa de Mercadorias & Futuros - BM&F com o objetivo de desenvolver mercados futuros de ativos financeiros, agroperuários e outros.

Em 2007, a BM&F inicia seu processo de desmutualização e, a partir de 1º de outubro deste ano se torna uma sociedade por ações com fins lucrativos, assim, os direitos patrimoniais dos antigos associados foram desvinculados dos Direitos de Acesso, e convertidos em participações acionárias.

Finalmente em maio de 2008, a BM&F e a BOVESPA integram-se formando a BM&FBOVESPA
S/A.

Para os interessados em investir na BOVESPA, indicamos um site onde você encontrará todas as informações necessárias para se tornar um investidor.

Click no banner e bons investimentos.


Equipe Laboreweb







Software corrige erros do Windowns

Microsoft Fix Center

Mais utilizados no mundo os Sistemas Operacionais da Microsoft, também são os que apresentam problemas e vulnerabilidades de segurança. Para corrigir as falhas mais simples, a Microsoft criou o programa Microsoft Fix Center.

Embora não seja milagroso o software ajudará em possíveis erros no Internet Explorer, leitura de mídias, ou até mesmo em problemas com vídeo ou audio quando instalado. Você poderá ignorar ou aceitar a correção de cada item, basta clicar no botão "Run" e o software fará uma varredura para tentar consertar o erro.

Se o problema persistir, você poderá relatá-lo à equipe de desenvolvimento. O programa funciona nas plataforma Windows XP, Vista e 7.

Para fazer o download desse software você já sabe, é só entrar na página do site Olhar Digital.


Microsoft Fix Center

Os sistemas operacionais da Microsoft são os mais utilizados em todo o mundo, mas também são os que apresentam maior número de problemas e vulnerabilidade de segurança. Quem nunca se deparou com a famosa Tela Azul do Windows, por exemplo?

E para corrigir algumas falhas mais simples e corriqueiras, a própria Microsoft criou esse programinha aqui. O software não vai fazer nenhum milagre com o seu computador, mas é certo que poderá ajudar em possíveis erros no Internet Explorer, leitura de mídias, ou até mesmo em problemas com vídeo ou audio. Após instalado, o aplicativo mostrará uma lista com os prováveis problemas. Nesse caso, você poderá ignorar ou aceitar a correção de cada item.

Para fazer a correção de alguma falha, basta clicar no botão "Run" e o software fará uma varredura para tentar consertar o erro. Caso o problema não seja eliminado, você poderá relatá-lo à equipe de desenvolvimento. Neste campo aqui, é possível verificar a data da última tentativa de correção daquele problema. O programa funciona nas plataforma Windows XP, Vista e 7.




domingo, 6 de junho de 2010

Trend Makers

O que são Trend Makers? São pessoas inteligentes com visão das tendências mundiais ampla e bem definida! Em especial, são pessoas que ditam tendências, e no ramo da tecnologia garante o seu lugar no pódium dos respeitados e com sucesso garantido.

Neste post, ouviremos uma entrevista de um destes Trend Makers. Simplesmente o desenvolvedor do software Kaspersky Anti-Virus.

O Kaspersky Anti-Virus é uma solução lider de software anti-vírus e segurança de internet para usuários domésticos e empresas. O Anti-Virus Kaspersky possui varedura online, sem a necessidade de instalação de um novo software.

Assista ao video e descubra que o sucesso profissional não vem por acaso, mas que, encontra quem o está procurando. Internautas: Eugene Kaspersky.




Se você gostou do video e pretende testar o produto, ckick no banner e faça o
download do Anti-Virus versão teste.