Profissões

Profissional Liberal
Profissional que presta serviços em diversas áreas de uso intensivo, de conhecimento técnico e, na maioria das vezes, possui nível superiorPode atuar das seguintes formas:
  • independente, quando também é chamado de autônomo;
  • como empregador;
  • com vínculo empregatício (como empregado), denominado profissional liberal empregado (desde que trabalhe em atividades de sua formação específica)
Alguns exemplos de profissionais liberais: jornalistas, tradutores, advogados, engenheiros e fotógrafos. Uma das curiosidades que pode-se ressaltar é que o Brasil foi pioneiro em criar domínios na internet espeficamente para os profissionais liberais.

Dentro desta página e neste tópico vamos apresentar a profissão de Dj. Um disc jockey (DJ ou dee jay) é um artista profissional que seleciona e roda várias composições musicais previamente gravadas para um determinado público alvo, trabalhando seu conteúdo e diversificando seu trabalho em radiofusão, em  frequência modulada (FM), pistas de dança de bailes, clubes, boates e danceterias, por exemplo. 

Quer saber mais? Assista ao remaque do video sobre está profissão feito pelo Programa Olhar Digital. Vale a pena e em tempos de crise, vai aí uma alternativa para quem sabe ter uma profissão e ser totalmente independente.



Tem interesse em se tornar um Dj? Disponibilizamos para você um site que ministra aulas online, com certificado.





Fonte: http://profissionaisliberais.blog.br/gestao-do-conhecimento/2009/02/24/profissional-liberal/
http://pt.wikipedia.org/wiki/DJ
Fonte: Imagem - Google  imagens


Aproveite e veja agora um clipe remixado por um dos melhores Djs de atualidade.





Culinária e Gastronomia : Conceitos e Histórias... 

 

No início da história humana os alimentos eram vegetais ou animais e eram servidos crus. Com a descoberta do fogo, os alimentos passaram a ser cozidos. A descoberta da agricultura e pecuária aumentaram a qualidade e quantidade dos alimentos e com as técnicas de fertilização do solo e do controle de pragas e atualmente com a modificação genética de animais e plantas de cultura, aumentou-se largamente o rendimento da produção dos alimentos. Assim, a preparação dos alimentos também foi evoluindo, obtendo a ajuda de utensílios e gradualmente  foi se  aperfeiçoando. 
A culinária - É a arte de confeccionar alimentos , que ao longo do anos tornaram-se uma características dos povos, variando de região para região, de país para país,  aperfeiçoando as  técnicas culinárias que ficaram cada vez mais sofisticadas.
 
Com o passar dos anos e com o corre - corre do dia - a - dia a comida passou a ser fast food e com a preocupação de alimentar-se bem, surge um novo segmento profissional preocupado com o bem-estar da população. A gastronomia -  é um disciplina associada à culinária que se preocupa com o refinamento da apresentação do alimentos. Outras disciplinas que se relacionam com os alimentos é a nutrição e a dietética.  Disciplinas que estudam os alimentos do ponto de vista saudável ou da medicina.
 
A culinária industrial - Passadas por diversas atualizações, hoje pode-se comprar refeições preparadas e prontas para comer, em supermercados. Esta cultura 'industrial' de alimentos remonta do período em que o homem resolve conservá-los frescos, uma vez que, eram produzidos em grandes quantidades para serem reservados para o período em que estes faltavam. 
Para este tipo de culinária os mosteiros deram grandes contribuições durante a Idade Média e Moderna, pois além de produzir e vender grandes quantidades de licores, doces e conservas também, sabiam preparar grandes quantidades de comidas e conservá-las. Mas foi a Revolução Industrial que permitiu o desenvolvimento de novas formas de preparo e conserva de alimentos, surgindo alimentos produzidos em série.

A Gastronomia - Etimiologicamente a palavra gastronomia vem das palavras gregas gastro (estômago) e gnomos (saber ou conhecimento). 
A Gastronomia é um ramo que abrange não só a culinária, mas as bebidas, os materiais usados na alimentação e todos os aspectos culturais à ela associados. 
Um gastrônomo (gourmet em francês) pode ser um cozinheiro(a), mas também pode ser uma pessoa que se preocupa com o refinamento da alimentação, que vai desde o vestuário, a forma com que os alimentos são preparados, a apresentação, até a música ou dança que acompanham a refeição. 
O primeiro tratado sobre a Gastronomia que se conhece foi feito por Jean Anthelme Brillat-Savarin, um gastrônomo que, em 1825 publicou a 'Fisiologia do Paladar' - traduzido para o português, levando a considerar a gastronomia uma ciência (no aspecto cultural) ou uma arte.

A Gastronomia hoje está em alta, com foro alargado na culinária. Por exemplo, um provador de vinhos é um gastrônomo especializado em bebidas.

Ysmael Marquina
Fonte parcialemente retirada do site: http://cozinhaprofissional.blogspot.com/2006/05/culinaria-e-gastronomia-conceitos-e.html

Quer saber mais sobre Gastronomia e a profissão de Gastrônomo?





Desing de Games

Embora seja um curso novo no Brasil, o Curso superior de Desing de Games, já um dos cursos mais procurados no país, especialmente pelos jovens, que estão antenados com a tecnologia e com o mercado promissor dentro e fora do país.

Esta profissão é uma das mais 'divertivas' digamos assim, pois, você trabalha e se diverte ao mesmo tempo. Em franca expansão, este segmento dá ao profissional um salário muito além do que outras profissões oferecem, além de poder atuar no setor de lazer profissional poderá atuar em educação, cinema, televisão e ambiente corporativo.

Como a área de games é multidisciplinar, o profisisonal deverá ter uma gama de informações e estar antenadíssimo em cultura: cinema, arte, quadrinhos. Se tiver a intenção de compor a arte e animação dos jogos, deverá ter habilidade em desenhos e caso queira atuar no ramo de programação sua especialidade deverá ser o  raciocícnio lógico-matemático.  Em todas as áreas este profissional irá trabalhar com tecnologia, que a cada dia está cada vez mais avançada e em games isto também é uma premissa, além da criatividade.

Após se formar o aluno poderá também se especializar em algumas das áreas da produção de jogos eletrônicos, como animação, áudio, programação ou design de interface.

Cursos de DG, oferece opções de atuação em produção de vinhetas, sites, projetos relacionados à área de hipermídia e interfaces digitais. Outro segmento que o profissional poderá atuar, é em empresas que atuam para novas mídias, web, sites, produtoras de aplicativos para celular, estúdios de animação e vinhetas, até agências de publicidade.

Embora a indústria de games no Brasil esteja apenas começando, e a pirataria, seja uma realidade adversa, há uma preocupação em criar novos modelos de  games com a cara dos brasileiros. Já produzimos games para celular e para web. Com o mercado lucrativo a vista, existe já associação de empresas da área, a ABRAGAMES, com a finalidade de monitorar e dar suporte aos novos profissionais.

As tendências são entre cinema e jogos; games para os novos dispositivos móveis que aproveitem as características específicas do hardware; games que aproveitem os novos recursos do “Wii”, entre outros. 






Fonte:http://www.ligadonafacul.com.br/papodeprofissional/6-o_jogo_esta_apenas_comecando.html


Interessou-se pela postagem e pela dica? Acesse a Faculdade Anhembi e conheça melhor o curso. http://portal.anhembi.br
 
Veja agora um vídeo produzido pelo Jornal Hoje (2008) que ajudará e muito, esclarecer o que é ser um desing de games.






   

Advogado

O advogado é um profissional liberal, com bacharelado em Direito com autorização das instituições competentes de cada País a exercer o jus postulandi, ou seja, a representação dos legítimos interesses das pessoas físicas ou jurídicas em juízo ou fora dele, quer entre si ou quer ante o Estado.
O advogado é um profissional que ao exercer sua função deve estar em prol da administração da justiça, servindo de instrumento básico para assegurar a defesa dos interesses das partes em juízo.

Por essa razão, a advocacia não é simplesmente uma profissão, mas, um munus público, ou seja, um encargo público, pois compõe um dos elementos da administração democrática do Poder Judiciário como servidor ou auxiliar da Justiça.

A atuação da advocacia
1. Assessoria jurídica (interna ou externa, inclusive no apoio negocial, em tempo real);
2. Consultoria jurídica (Externa ou interna - Outside Counsel - In-House Counsel);
3. Procuradoria jurídica;
4. Auditoria jurídica;
5. Controladoria jurídica;
6. Planejamento jurídico;
7. Ensino jurídico

Em um sentido amplo a profissão de advogado abrange inúmeras atribuições, e funções - em várias áreas - como negociações e administração de contratos, pagamentos e cobranças, transportes, armazenagem, seguros, controle de riscos (seja: logística - no mais amplo senso), o que resulta em total prevenção de contencioso e fomento negocial.

Os advogados atuam, além de prestar consultoria jurídica - verificação de negócios importantes sob o aspecto legal, para prevenir problemas de futuros e eventuais litígios,  "auditando" ou "controlando",  para se usar a terminologia da Ciência da Administração.

O vocábulo deriva da expressão em latim 'ad vocatus' que significa o que foi chamado que, no Direito romano designava a terceira pessoa que o litigante chamava perante o juízo para falar a seu favor ou defender o seu interesse.

No Brasil, para ser advogado, é preciso que, além do título de graduação como bacharel em Direito, obtenha a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil  (OAB) e sua regular inscrição nos quadros da OAB. Em 2006, de acordo com o Ministério da Educação, existiam 1.066 cursos de Direito no Brasil.

A criação dos cursos jurídicos, uma exigência da conjuntura em face da independência nacional, era uma decorrência inevitável da militância liberal. Em 1825, o imperador instituiria, por decreto de 9 de janeiro, o ensino dos cursos jurídicos na cidade do Rio de Janeiro, regido pelos estatutos elaborados por Luís José de Carvalho e Melo, Visconde da Cachoeira. Este curso, entretanto, não chegou a ser inaugurado. A questão foi retomada pelo Parlamento em 1826. Um projeto de nove artigos, assinado por José Cardoso Pereira de Melo, Januário da Cunha Barbosa e Antônio Ferreira França, que receberia várias emendas, transformou-se na Lei de  11 de agosto de 1827, ano de fundação da Faculdade de Direito de Olinda, depois transferida para Recife, hoje vinculada a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, atualmente vinculada a Universidade de São Paulo (USP). O patrono dos advogados brasileiro é Rui Barbosa.


Os advogados não podem ser inscritos se não estiverem no completo gozo dos direitos civis, como também em situações de insegurança do exercício de advocacia, ou incapazes de governar as suas posses e bens.
Um advogado tem deveres, destacando-se, como exemplo:
  • não advogar contra literal disposição de lei, presumindo-se a boa-fé quando fundamentado na inconstitucionalidade, na injustiça da lei ou em pronunciamento judicial anterior;
  • não angariar ou captar causas, com ou sem a intervenção de terceiros;
  • reclamar contra as violações dos direitos humanos e combater os abusos de autoridade.
É proibido ao advogado toda a índole de reclamo, anúncios, de publicação profissional, particularmente dado a saber os nomes dos seus clientes. Não deve favorecer, nem aceitar, o conhecimento de causas ou outras causas a si segredadas.
A Constituição Federal do Brasil dispõe no seu artigo 133 que "o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei"
A Lei federal nº 8.906, de 4 de Julho de 1994, dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Rui Barbosa foi aclamado Patrono dos Advogados Brasileiros pelo Conselho Federal da Ordem, em 20 de dezembro de 1948. Dr. Rui Barbosa é um dos maiores intelectuais da história.
De acordo com as novas regras estabelecidas pelo Anteprojeto do Novo Código de Processo Civil as partes ficarão proibidas de desconstituirem advogado sem primeiramente ter constituído outro em seu lugar. Essa abordagem do novo código reforça a importância do advogado no transcorrer do processo judicial
No Brasil o dia do advogado é comemorado no dia 11 de agosto e também é a data da lei de criação dos cursos jurídicos no Brasil. Movido pelo senso de justiça '"em advoga, não há justiça", este profissional, sem mercenarismo advoga pelas causas com empenho, eficiência e qualidades dos serviços sejaem uma causa de R$500,00 ou R$500.000.000,00. Portanto, o  advogado é em persona a justiça e busca-a diariamente em desempenho de suas funções.

Quer ser um advogado?, procure uma faculdade perto de você e ajude o Brasil a ser um País  cada vez mais justo. 
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Advogado
Um profissão tão fidedigna, mas que me parece nos dias de hoje, engessada, pela burocracia brasileira, que impede os advogados de defenderem os cidadãos de forma justa para que  assim, os mesmos possam se sentir satisfeitos.

Outro agravante e uma peça importante no cenário jurídico é o Juiz. Temido por muitos advogados, sua palavra é LEI; como um 'ser onipotente e onipresente', faz tremer nas bases qualquer advogado, até mesmo os mais experientes.

Outros, nem ao menos discutem suas prerrogativas, mesmo sabendo da arbitrariedade do mesmo, deixando a desejar com respeito a defesa dos interesses dos clientes. Deixam passar seu direito à retórica, com medo daquele que vestido em uma toga, parece mais com um  "diabo"  a desferir sua astúcia, do que um mero instrumento de justiça social, que deve ser sim, respeitado; mas que acima de tudo é pago com o dinheiro do  cidadão contribuinte e deve também ser contrariado e questionado quando este está errado, fato que muitas vezes não ocorre.

Quer servir ao País sendo juiz? Comece fazendo o Curso de Direito em qualquer faculdade e após 3 três anos de Direito faça concurso para magristratura e ajude o País com sua atuação justa, diante da Lei brasileira.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Advogado
Fonte: Imagem -  Google imagens


No País de tantas injustiças, o brasileiro está buscando a requerer na justiça seus direitos de cidadão contribuinte. Sendo assim, acumula-se nos Tribunais milhares de processos de diversas área do Direito, que, por insuficiência e falta de um sistema ágil,  obriga os juízes a resumirem os processos,  para diminuir  as pilhas que se acumulam; um sistema que pode descarecterizar a veracidade dos fatos, deslegitimando seu cargo que é o de fazer justiça.
Recentemente em uma audiência trabalhista onde julgava-se o Assédio Moral, o juiz em questão, após pedir para o requente relatar os fatos, diz que não estava entennnnnnnnnnndo nada. Obviamente que não, pois, estava preocupado em prestar a atenção no que o auxiliar estava digitando - provavelmente o escrevente não sabia digitar - fato que fez o juiz não prestar a devida atenção ao que o requerente estava dizendo, obrigando-o a pausar as frases para que o mesmo, repetisse ao escrevente, o que estava sendo relatado. Outro agravante foi o fato de o juiz ao perguntar se havia testemunhas e, após inquirir a testemunha não o quis ouvir, por este não conhecer a requerente, ignorando o princípio do termo jurídico "contumaz" - fato que deveria saber existir, pois, constava nos autos, o mesmo "Assédio Moral, além de discriminação, preconceito, injúria" contra a testemunha, assim como aconteceu com a requerente. Ou será que o mesmo não sabia o que significa contumaz? É possível?!. Não deixou que os advogados de defesa fizessem perguntas aos arrolados - fato que esclareceria a verdade, ou seja, que o requerente tinha sim, sofrido Assédio Moral e, tinha como comprovar os fatos. Aliás, nos autos do processo - que o juiz disse 'estar muito grande' - se comprova a veracidade dos fatos. As perguntas foram feitas apenas aos acusados e arrolados da parte processante. Perguntas totalmente sem comprometimento, sem sentido. Para os 'interrogados', o  requerente era santo e os mesmos estavam em processo de beatificação. Como conseguir justiça desta forma! se o próprio juiz não quis ouvir TODAS  as testemunhas arroladas no processo e nem deixar que os advogados fizessem a defesa. Com base em que, o juiz se embasou  para determinar que não houve de fato o Assédio Moral, se não teve conhecimentos dos fatos? Assim, sentindo-se injustiçado, o requerente, obviamente partiu para outra instância, ficou na espera de que o juiz desta vez ao ler o processo, o entendesse;  para dai sim, julgar com veracidade os fatos que ocorreram contra o requerente.
É ver para crer. "Que País é esse!" 

No país das maravilhas, tudo é um faz de contas. Alice injustiçada vai até o coelho para que a possa transportar para um outro mundo, porque afinal, perdeu a esperança de ver a verdade, nada mais que a verdade, somente a verdade. Mais uma vez a verdade perde e a metira prevalece. Até quando???! Não sabemos!.


 

O Juiz de Direito e de fato

O que é ser juiz de direito?

Juízes são agentes políticos que tem a responsabilidade de julgar demandas judiciais caracterizadas, na maioria das vezes, por conflito de interesse entre pessoas. É fundamental para esse profissional, durante um processo, velar pela rápida solução do litígio, prevenir ou reprimir qualquer ato contrário à dignidade da Justiça e tentar a qualquer tempo, conciliar as partes. A principal função do Juiz de Direito, em síntese, é preservar a dignidade humana, defender as liberdades públicas e buscar a pacificação social através da resolução definitiva de conflitos de interesses entre pessoas e bens da vida, tais como a liberdade, o patrimônio, a honra e outros.
Cabe a ele decidir a demanda judicial com a finalidade de revelar qual das partes têm razão, ou seja, quem tem o direito, em conformidade com as leis e com os costumes, visando atender ao fim social da legislação e às exigências do bem comum. 

Características desejáveis:

  • autoconfiança
  • autocontrole
  • boa memória
  • capacidade de análise
  • capacidade de comunicação
  • capacidade de pensar e agir sob pressão
  • capacidade de síntese
  • discrição
  • equilíbrio emocional
  • sensibilidade
  • coragem
  • gosto pela pesquisa
  • gosto pelo debate
  • isenção
  • bom senso
  • iniciativa
  • interesse por temas da atualidade
  • senso crítico
  • senso de ética
  • senso de responsabilidade

Qual a formação necessária para ser um juiz de direito?

Para prestar o concurso de ingresso na magistratura para juiz é necessário o diploma de bacharel em direito, ter aprovação na OAB ( Ordem dos Advogados do Brasil) além de um sólido conhecimento das matérias jurídicas para realizar as provas escrita e oral, que apresentam um elevado grau de dificuldade. A partir de 2004 passou a ser pré-requisito para concorrer à investidura na função de magistrado (Juiz) um prazo mínimo de atividade jurídica, qual seja, 3 anos. O referido prazo é exigido em todo território nacional, ou seja, para qualquer concurso de ingresso na magistratura, seja no âmbito Federal, seja na esfera Estadual, por expressa determinação da Constituição da República Federativa do Brasil.

Principais atividades de um juiz de direito

Juízes trabalham nos tribunais, sozinhos ou junto com outros juízes em colegiados. Suas principais atividades são:
  • examinar os autos dos processos;
  • proferir despachos indicando as exigências que devem ser cumpridas antes do julgamento;
  • presidir audiências de tentativa de conciliação, instrução e julgamento;
  • estudar a jurisprudência existente para poder fundamentar suas decisões;
  • julgar os processos
  • proferir decisões quanto ao mérito da causa, denominadas sentença ou acórdão, as quais destinam-se a colocar fim a um conflito de interesses caracterizado por pretensões resistidas.

Áreas de atuação e/ou funções jurisdicionais

A função dos juízes é dividida e escalonada em conformidade com o tema ou a matéria do Direito em questão e os graus de jurisdição, a saber:
  • Justiça Comum Federal: é composta por juízes federais e desembargadores do Tribunal Regional Federal;
  • Justiça Comum Estadual: é composta por juízes estaduais e desembargadores do Tribunal de Justiça;
  • Justiça do Trabalho: órgão especializado, composto por juízes do trabalho;
Há, ainda, a Justiça Eleitoral composta pelas Juntas Eleitorais e pelo Tribunal Regional Eleitoral; e a Justiça Militar Estadual e Federal.

Temos, também, os órgãos de cúpula do Poder Judiciário os quais representam o último grau de jurisdição, ou seja, decidem causas específicas, pois restritas, e com força definitiva: são os denominados Tribunais Superiores. Estes órgãos de cúpula do Poder Judiciário são compostos por ministros investidos na função, por meio de indicação e nomeação política e estão localizados no Distrito Federal. São eles: Supremo Tribunal Federal (STF); Superior Tribunal de Justiça (STJ); Tribunal Superior Eleitoral; Tribunal Superior do Trabalho; e o Superior Tribunal Militar (STM).

Mercado de trabalho

Para quem está bem qualificado e preparado para os rigorosos concursos da magistratura, esta é uma área do setor público onde há um emprego garantido.
O Poder Judiciário brasileiro vive uma crise, com processos que se acumulam nos tribunais à espera de julgamento e sentença, em meio a denúncias de corrupção e muita discussão sobre a necessidade de uma reforma urgente. Segundo o Supremo Tribunal Federal há um déficit de magistrados em todo território nacional, sendo que Maranhão e Pará são os estados em pior situação. Um estudo realizado pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro mostra que cada juiz tem, em média, 11 mil ações sob a sua responsabilidade. A carência de juízes é tão grande que há estados que chegam a realizar até três concursos públicos por ano. Apesar do esforço, o problema está longe de ser sanado, já que os exames deixam a mostra outra deficiência: a falta de qualificação profissional. Um exemplo disso foi o concurso realizado em 1999, para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro: dos cerca de mil candidatos inscritos, concorrendo a mais de 100 vagas, apenas 17 foram aprovados.

Curiosidades

História da Justiça Federal:

Junto com a República, no Brasil, foi instituída a Justiça Federal e o regime federativo. A partir daí surgiu a possibilidade da implantação de sistemas federais e estaduais harmonicamente coexistentes. Em 1890, o então ministro Campos Salles definiu as bases do sistema judiciário, traçando limites entre o poder federal e o dos estados, sendo essa definição respeitada. Na época do Império, a Justiça ( ou Poder Judicial, como era chamado) era composta somente de juízes de direito e jurados, em 1ª instância; de Relações, em 2ª instância; e do Supremo tribunal de Justiça, na cúpula.
O decreto n°848 de 1890 regulamentou a, até então inexistente, Justiça Federal e atribui a esse poder, além das características normais, a função de guardião da constitucionalidade das leis e dos direitos individuais. Então, o Poder Judiciário Nacional passou a ser constituído pela Justiça Federal e pelos juízes de direito e Tribunais dos estados.
A Constituição Federal de 1891 não alterou quase nada a organização do decreto 848/1890, apenas acrescentou às competências do Supremo Tribunal Federal a de julgar e processar os ministros do Estado, nos crimes comuns e de responsabilidade, quando não fossem de competência do Senado.
Em 1894, a lei n°221 criou o cargo de juiz suplente do substituto do juiz seccional.A Constituição de 1934 estabeleceu que o Poder Judiciário seria composto pela Corte Suprema, pelo juízes e tribunais federais, juízes e tribunais militares e juízes e tribunais eleitorais. Já em 1937, extingui-se pela Constituição do Estado Novo, a Justiça Federal, sendo assim um período de enfraquecimento do Poder Judiciário.A Constituição de 1946 criou somente a 2ª instância da Justiça Federal. Durante o Regime Militar, o ato institucional n°2 recriou a Justiça federal a partir da 1ª instância, que a Constituição de 1967manteve a organização do Poder Judiciário, atribuindo o nome de "Poder Judiciário da União".
A estrutura do Poder Judiciário pela Constituição de 1988 (atual) passou a ser constituída de: Supremo Tribunal Federal; Supremo Tribunal de Justiça; tribunais regionais federais e juízes federais; tribunais e juízes do trabalho; tribunais e juízes militares; tribunais e juízes eleitorais; tribunais e juízes dos estados e do Distrito federal e territórios.

Fonte:http://www.brasilprofissoes.com/profissoes/juiz-de-direito
Fonte: Imagem - Google imagens



Carreira Militar

Hierarquia e disciplina são indispensáveis nesta atividade

Objeto de fascínio e orgulho,  ser um militar é para muitos um desejo, e, para poucos, uma realização. Ingressar nas Forças Armadas: Aeronáutica, Exército ou Marinha,  são para poucos, pois, ser aprovado no concurso não é fácil. Requer do candidato aptidão para o raciocínio - matemática e física são  matérias essencialmente seletivas. Passado esta fase, vem o preparo físico e a forma física, outro dado  quesito importante para ser um militar, afinal, não basta orgulho ser brasileiro é necessário defendê-lo ou representá-lo em qualquer lugar que sua presença seja necessária: missão de paz ou no combate. O brasileiro um ser de paz por natureza, dificilmemente declarará guerra, mas, sempre está pronto à servir aos brasileiros (em épocas de catástrofes ou mesmo no preparo de estratégias de guerra ou quando necessário seja sua ajuda); seja em missão em outros países que sofrem com a fome, injustiças sociais; enfim ser um militar é ser um guerreiro à serviço.

Outra exigência para ser um militar é o candidato estar pronto à obedecer: disciplina e hierarquia devem ser respeitadas, afinal, um canditado com "pavio curto" não conseguirá atender a disponibilidade permanente, formação específica e aperfeiçoamento constante. Ter estas características em sua personalidade denota condições à responsabilidade de servir as Forças Armadas de um País defendendo a soberania e a independência de uma nação. Não é uma imposição, mas uma condição necessária para que um homem ou uma mulher  represente o seu país. 

Ambiente apenas masculino há umas décadas atrás, hoje, as oportunidades são para todos e todas. As mulheres, com sua feminilidade e atrativos à parte, estão também nas Forças Armadas. Dados do Ministério da Defesa, apontam que 8403 mulheres estão empregadas na Marinha, Exército e Aeronáutica, o que corresponde a 2,62% do efetivo das Forças Armadas brasileiras. Atualmente, 1.280 mulheres são militares de carreira no Exército e 5.450 fazem o serviço temporário. Desse número, cinco atuam nos batalhões brasileiros da Força de Paz das Nações Unidas no Haiti.

As mulheres também estão ganhando os céus na Força Aérea Brasileira (FAB), com 18 aviadoras patrulhando o espaço aéreo brasileiro. Em apenas sete anos, duplicou a participação feminina no efetivo. De acordo com a comunicação da instituição, no entanto, elas poderão atingir a maior patente de Tenente-Brigadeiro-do-Ar, à medida que as primeiras turmas chegarem à maturidade.

Está última, é objeto de nossa referência e dica de profissão. Acesse o site da FAB: http://www.fab.mil.br e obtenha maiores informações referentes aos processos de seleção. Seja um oficial da Aeronáutica e venha ser as " asas que protegem o País".

Fonte: http://www.bolsademulher.com/investimentos/carreira-militar-102420.html
Fonte: http://www.cursoaprovacao.com.br/cms/entrevista.php?cod=1341 
Fonte: Imagem -  google imagens.



Gastronomia II

Já falamos nesta página sobre Gastronomia. Aproveite e obtenha maiores detalhes lendo a matéria. Agora postaremos que, diante da grande procura, a Faculdade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estará disponibilizando em sua grade curricular o Curso de Gastronomia. Curso este que, só existia em escolas particulares no valor aproximado de R$ 1.000,00 por mês. Quer ser um "Chef Cuisine"? Acesse o site da Faculdade http://www.acessograduacao.ufrj.br/home.htm 
Fonte: Jornal da Cultura exibido em 03/09/2010 ás 21h20. 
Fonte: Imagem - Google imagens



Estilista

"Pessoa que cria ou desenvolve um estilo de roupas, penteado, maquiagem, etc."
Fonte: Dicionário Michaelis 

 

O que é ser um estilista?

O estilista é o profissional que trabalha com a criação de estilos de roupas e acessórios, desenha peças, desenvolve projetos de coleções e elabora desfiles para divulgar seu trabalho. O estilista trabalha diretamente com a criatividade e deve estar sempre inteirado das tendências da moda dentro e fora das passarelas, bem como deve entender da cultura regional e mundial, para, assim, poder atingir corretamente seu público-alvo. O estilista é um profissional que dita e também segue tendências (principalmente as européias), por isso, seu trabalho deve ser muito conciso e consciente, pois as particularidades dos países e suas culturas devem ser sempre preservadas. Atualmente, os estilistas brasileiros tentam cada vez mais fixar uma marca para a moda brasileira e caracterizá-la, distanciando-a da moda internacional, no sentido de aproximar-se da linguagem do consumidor brasileiro.

Quais as características necessárias para ser um estilista?

O estilista deve ser uma pessoa atenta ao contexto e ao mercado internacional, deve saber o que acontece nas passarelas do mundo todo e entender da moda e das particularidades de cada país. Além disso, o estilista deve procurar entender a cultura dos diferentes países, para tentar se aproximar cada vez mais de um trabalho verdadeiro, que reflita o consumidor. Outras características interessantes são:
  • sensibilidade
  • visão de projeto
  • capacidade de concentração
  • capacidade de observação
  • criatividade
  • metodologia
  • responsabilidade

Qual a formação necessária para ser um estilista?

Existem muitos casos de estilistas famosos que nunca fizeram cursos, mesmo por que a especialização em moda foi criada recentemente. Porém, atualmente, existem muitos cursos, inclusive de formação superior, que tem por objetivo formar e capacitar profissionais para trabalhar com design, como por exemplo, o de Moda com ênfase em estilismo, ou o de Moda com ênfase em modelagem, com duração média de 4 a 5 anos. Os dois cursos possuem matérias básicas do mundo da moda como Estética, História da Indumentária, Sociologia, Modelagem, Laboratório de criação, Metodologia de projeto e visual, Teoria do Design, Princípios de marketing, entre outras. A maior parte do curso é composta de aulas práticas e trabalhos manuais, que ajudam o aluno a aprender a se comportar diante de um projeto.

Principais atividades

  • elaborar um projeto inicial de coleção
  • aprofundar seus conhecimentos nas principais características da coleção, pesquisar o público-alvo e a base de estilo que o caracteriza
  • desenhar os modelos de roupas e acessórios
  • trabalhar junto a um especialista em costura, dando as coordenadas e apontando necessidades de mudança nos projetos
  • trabalhar com a finalização das peças
  • planejar o desfile para divulgar a coleção, trabalhando juntamente com um coordenador de eventos, escolhendo o local a ser realizado, selecionando as modelos, as peças, a ordem do desfile, a decoração e o tema
  • além das peças de desfile existem também as peças que são vendidas nas lojas, que são menos extravagantes e chamativas, que podem ou não ser baseadas na coleção do desfile

Áreas de atuação e especialidades

O profissional de estilismo pode trabalhar tanto na área do design quanto na área dos negócios, ou seja, tanto na produção, quanto na prospecção e divulgação das peças, lado mais ligado ao marketing. Além dessas áreas, o profissional pode trabalhar em qualquer segmento da moda, como em pesquisas de mercado e de novas matérias-primas, áreas de figurinismo para cinema, teatro e televisão, estamparias, gerência de pequenas confecções, consultoria de moda, modelagem, design do interior de lojas, no setor têxtil, entre outras atividades.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o estilista é amplo, isso por que o setor têxtil e de confecções é um grande empregador no Brasil. A área emprega tanto diretamente, com profissionais ligados à moda, quanto indiretamente, com profissionais ligados à logística, gerência e planejamento de produtos e serviços que são utilizados no processo.
Curiosidades
Os homens do período do Paleolítico, quando as comunidades ainda eram nômades e coletoras, o homem se cobria de peles de animais para se proteger do frio, e, com o passar do tempo, essa "roupa" passou a ser considerada sinal de status. Com a Revolução Neolítica que se deu com o desenvolvimento da agricultura, os homens conseguiram finalmente se fixar, pois não tinham mais que sair em busca de alimento. Então, começaram a surgir os primeiros tecidos feitos de algodão. A roupa então começou a ganhar maior importância, com os sumérios e os egípcios, na Antigüidade. A partir daí a evolução dos tipos de tecidos, das cores e formas de tingir não parou, inclusive, certas civilizações tinham cores que eram sinal de maior status. Por exemplo, na civilização bizantina, a cor roxa era sinal de posição social elevada, pois o pigmento dessa cor era muito caro, já os mais pobres usavam roupas na cor azul, pois eram feitas de uréia, encontrada em abundância. Como é possível observar, a moda sempre foi um fator muito importante na sociedade, não só se tratando das roupas, mas também das jóias e adereços.

Onde achar mais informações?


Fonte: http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/estilista 
Fonte: Imagem - Google imagens




Diplomata 

Já falamos na página "Política" sobre a carreira de Diplomata. Agora postaremos uma sequência de videos do site Jurisway,  sobre está carreira tão falada e almejada. Assista ao video e confira esta dica.


Acesse http://www.youtube.com/watch?v=-RwgKe2Lcuw e confira os outros videos sobre o tema.


Hacker do bem
 
Pessoa que possui grande facilidade de análise, assimilação, compreensão e capacidades surpreendentes de conseguir fazer o que quiser (literalmente) com um computador. Sabe perfeitamente que nenhum sistema é completamente livre de falhas, com conhecimento suficiente para procurá-las, utilizando de técnicas das mais variadas (aliás, quanto mais variado, mais valioso é o conhecimento do hacker).  Quer ser um hacker e ser respeitado no mundo todo? Acesse o video e obtenha mais informações de como se tornar uma hacker do bem. http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,23313;1,hacker+do+bem.aspx

Nenhum comentário: