segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Tecnologia de ponta para games

Kinect, Move e Wiimote: quais as diferenças entre eles?


Fraunhofer FIT: uma interface gestual interativa e 3D


O mundo dos consoles não para de trazer inovações. Cartuchos e CDs aposentados, jogos em alta definição que beiram a realidade e agora, prestes a chegar ao mercado, games que não fazem uso dos controles. Já existe no mercado um aparelho que permite à você fazer brincar no vídeo game sem utilizar os controles - o Kinect X Box 360 da Microsoft, onde há uma interação com os jogos a partir dos movimentos de quem está jogando. Ele possui 2 câmeras na parte da frente. A distância ideal para este sensor identificar o movimento dos jogadores é de 3 a 4 metros. Uma produtora de games exibiu o dispositivo em São Paulo para qualquer pessoa testar. Embora sejam poucos os jogos compatíveis, já garante diversão para vários aficcionados em games.


O Kinect não está totalmente sozinho neste mercado. Embora a Nintendo Wii ainda utilize controles, é totalmente baseado no movimento dos jogadores. E como a onda é não ficar para trás, a Sony pretende lançar um sistema semelhante ao do XBox que deve dispensar integralmente o uso dos joysticks. A comparação entre o acessório do XBox e o Wii é inevitável. Há alguns anos no mercado, o console da Nintendo já conta com diversos fãs e jogos consolidados. Jogar no Kinect, embora seja uma experiência divertida, alguns movimentos ainda demoram a ser reconhecidos. Outro ponto a favor do Wii é que 4 pessoas podem jogar simultaneamente, enquanto o dispositivo da Microsoft reconhece apenas 2.

O aparelho da Microsoft será compatível com qualquer versão do XBox 360. Para instalar o gadget ao console, são necessários apenas 175 Mb livres de memória. O Kinect já pode ser encomendado por 150 dólares em algumas lojas online nos Estados Unidos, mas chegará oficialmente ao mercado apenas em novembro. No Brasil, ainda não há previsão para ser lançado. Neste blog já citamos uma matéria sobre a carreira do profissional em desing em games. aproveite e veja a matéria se pretende se tornar um profissional da área ou quer estar atualizado no mercado de trabalho e suas tendências.