Cartum e Charges ...

Cartoon - desenho humorístico auxiliado ou não de legenda, normalmente crítico, refletindo de uma forma bastante epilogada algo que cerca o dia-a-dia de uma sociedade. É um vocábulo de proveniência inglesa, que foi empregue pela primeira vez neste contexto em 1840, quando a revista Punch publicou uma série de charges que criticavam estudos para os frescos do Palácio de Westminster, apropriados para maldizer eventualidades da política actual. O significado original da palavra é estudo, ou esboço, e é há muito utilizado nas artes plásticas. Este tipo de desenho é ainda considerado uma forma de comédia e mantém o seu espaço na imprensa escrita atual. 

Charges - É um gênero ilustrativo  que tem por finalidade criticar, por meio de uma caricatura, alguma ocorrência atual com uma ou mais figuras abrangidas. Termo de origem francesa, que significa carga, ou seja, desproporcionar traços do carater e   alguém ou de algo de forma a torná-lo comico. 

As charges são muito usadas em críticas políticas no Brasil. Mais do que um simples desenho, a charge é uma apreciação político-social onde o artista atesta graficamente a sua visão sobre determinadas situações diárias através de humor e sátira. 

Para entender uma charge não precisa ser necessariamente uma pessoa erudita, basta estar por dentro do que acontece à sua volta. A charge tem maior alcance do que um editorial. As charges foram criadas no início do século XIX, por indivíduos da oposição ou críticos políticos que se queriam expor de forma nunca apresentada, invulgar. Foram censurados por governos, principalmente impérios, contudo atingiram grande reputação junto do povo, facto que transportou a sua presença até os tempos de hoje.
Por Ricardo Campos, 26 de junho 2009.
Fone: http://www.comunicamos.org/cartoon/breve-historia-do-cartoon 

Os Cartuns e as Charges, pelo carater comico, para não dizer trágico da política brasileira, encontra no cotidiano um material infinito para ser demonstrado. 
No Brasil um dos salões de humor mais famosos e movimentado é o Salão Internacional de Humor de Piracicaba - SP, que apresenta em sua galeria exposições de vários trabalhos artísticos entre eles: 
- Cartum (humor gráfico com temas universais e atemporais)

- Charge (humor gráfico com temas jornalísticos da atualidade)

- Caricatura (humor gráfico que expressa os traços físicos e/ou de caráter de personalidade conhecida)

- Tiras (arte gráfica em sequência, com enredo que se fecha em um formato padrão, usualmente publicado em colunas de jornal) Vanguarda - somente para trabalhos inscritos por via eletrônica abordando o tema “Meio Ambiente”, em formato JPGE e 300 DPI, máximo de 02 obras por artista, anexadas de uma única vez. 
Todos os anos as premiações são bastante concorridas e os interessados devem encaminhar os trabalhos para premiomeioambiente@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br, atentando-se para as medidas máximas permitidas: em papel – 42 x 30 cm (A3), esculturas – 42 cm (altura) x 30 cm (profundidade) x 30 cm (largura).

Além dos Cartuns e Charges existem também trabalhos como as Ilustrações, que são imagens pictóricas, geralmente figurativa, representando algo material, embora por vezes também abstrata. Normalmente é utilizada para acompanhar, explicar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto. As Ilustrações são mais utilizados em jornais, revistas e livros, em especial na Literatura infantil e juvenil, assumindo, muitas vezes, um papel mais importante que o texto, sendo também utilizadas em publicidade, embora, existam também ilustrações independentes de texto, onde a própria ilustração é a informação principal. A ilustração possui uma tradição antiga que remonta às primeiras formas pictóricas, continuando pela Revolução Industrial até a nossa era digital.


Editoriais são textos de um jornal em que o assunto expõe a opinião da empresa, da Administração ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma neutralidade ou realidade, que podem igualmente ser acompanhados de ilustração. Geralmente, grandes jornais reservam um espaço preestabelecido para os editoriais em duas ou mais colunas logo nas primeiras páginas internas. Os quadros dos editoriais são normalmente demarcados com uma borda ou tipologia diferente para marcar claramente que aquele texto é opinioso, e não noticioso. Editoriais maiores e mais analíticos são chamados de artigos de fundo.
 Fonte: As Charges, Cartuns, Ilustrações e Editoriais foram retiradas do site: http://www.google.com.br/

http://www.estacio.br/estacio/?
No Brasil, temos a Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, que abriu desde 2007,  o Curso de graduação de produção em charges, cartuns e histórias em quadrinhos. Embora não haja necessidade de diploma para se tornar um Cartunista ou Chargista, o curso foi pensado e desenhado para oferecer uma formação prática e direcionada ao mercado de trabalho complicado e competitivo. O curso de graduação é técnico, tem duração de dois anos e é autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). A carga horária é de 1.900 horas-aula, sendo pelo menos um terço de aulas práticas. Como está ainda na primeira turma, ao final do curso o MEC fará uma avaliação para publicar o reconhecimento da carreira e emitir os diplomas para os alunos.



Fonte: Fernada Bassete, do G1, em São Paulo: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,AA1285093-5604,00.html


Abaixo, iremos postar devidamente autorizados; cartuns, charges, ilustrações e se possível editoriais, para os internautas e os fãs destas tiragens que, além de criativas, representa o humor crítico do artista brasileiro e estrangeiro.

Em ano de Copa do Mundo, não poderia dar outra,  mais uma vez, a "Laranja Mecânica emprerrou"  é novamente vice, no campeonato mais importante do Universo. Buah! Abaixo se delicie com a  charge de Daniel Paiva, mineiro, de B.H., possui um Blog com diversos posts: charges, videos, caricaturas, ilustração, entre outros. Ele e seus colaboradores possuem o que há de melhor. Agradecemos a autorização da postagem e sempre que pudermos colocaremos mais.


Assista ao video aula de Daniel Paiva e aprenda passo-a-passo a fazer uma caricatura. Talendo é isso aí.





O Santos sagrou-se campeão da Copa do Brasil! Parabéns à todos os santistas...os meninos da vila mereceram este título.